No dia 10 de outubro, o município de Esteio sediou o XIV Seminário Água Para a Vida, evento que contou com a participação de especialistas que, durante os dois turnos, debateram e se aprofundaram em assuntos relacionados às mudanças climáticas e a degradação socioambiental, presentes cada vez mais no nosso dia a dia.
Simultaneamente aos debates, os educandos do Projeto Criança Cidadã, das oficinas de Educação Ambiental e Cidadania e Direitos Humanos, apresentaram seus trabalhos didáticos em forma de exposições temáticas. Além dos educandos do Projeto da sede do CFTV-Esteio, também participaram desta atividade, as crianças dos três núcleos em que o Criança Cidadã está presente: EMEB Alberto Pasqualini e EMEB Dulce Moraes, ambos de Esteio, e Redipasc/Guajuviras, de Canoas.
O seminário contou com especialistas na área ambiental que abordaram, em dois painéis, assuntos sobre áreas degradadas; racismo ambiental; impactos climáticos; resíduos sólidos e uso de materiais recicláveis; cidades sustentáveis; doenças transmitidas pela água; ecoansiedade; traumas, saúde e bem-estar; entre outros.
O evento foi gratuito, com direito a certificado de participação e teve uma abertura, pela manhã, com a participação do grupo SomNaLata, do CFTV-Esteio, que sob a coordenação do educador social Antonio Carlos Cogo, interpretou a composição de sua autoria, Na Batida e No Balanço do Bem. Na tarde, a abertura foi com o educador social Lucas e representantes da oficina de Dança do Núcleo do Projeto Escola Alberto Pasqualini. Um dia de muita sensibilização, balanço e movimentação de conhecimentos.
O XIV Seminário Água Para a Vida foi realizado pelo Fórum Regional da Sub-bacia do Arroio Sapucaia, com a organização da Prefeitura Municipal de Esteio e do Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, com apoio de entidades parceiras das cidades de Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Tema do seminário foi vivenciado pelo Projeto Criança Cidadã durante 2024
A participação dos educandos e dos educadores do Projeto Criança Cidadã durante o XIV Seminário Água Para a Vida pode ser considerada uma consequência positiva de todo o trabalho realizado junto às crianças e adolescentes do CFTV-Esteio neste ano.
Foram executados diversos eventos e atividades que destacaram o meio ambiente e a importância da água para todos. A seguir, destacamos os principais acontecimentos relacionados a esses assuntos, que fazem parte do cotidiano do Projeto Criança Cidadã:
Em fevereiro de 2024 - Capacitação Águas do Município: educadores em reunião com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, fortalecendo os estudos sobre os ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Saída a campo pelo Dia Mundial da Água.
ODS e Agenda 2030 - conhecimento, reconhecimento e debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável conciliando com missão e valores da Rede e do Centro Social. A temática foi abordada no olhar de cada objetivo com reflexão para promover ações entre colaboradores, educandos, famílias e a comunidade.
Oficina SOS Peixinhos - atividade de reflexão das oficinas com os educandos referente ao ciclo da água, ODS água (06) e saneamento e vida na água (14) pelo Dia Mundial da Água.
Dia Mundial da Água - a equipe de educadores foi a campo com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente para visitas in loco em nascentes e arroios da cidade, complementando a capacitação iniciada em fevereiro.
Dia do Meio Ambiente e ODS 6 - na semana do Meio Ambiente, após as enchentes de maio, a Oficina de Direitos Humanos trabalhou com os educandos ODS 6 - água potável e saneamento, e todo o contexto que envolveu a falta de água em plena enchente e tudo o que consistia na problemática.
Em junho e agosto - Blitz Ambiental pelo dia da Limpeza Urbana pela Oficina de Educação Ambiental.
Em outubro – participação das crianças do Projeto na abertura da 31ª Semana Interamericana e 24ª Semana Estadual da Água, na Fazenda de Turismo Ecológico Quinta da Estância em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre.
Sobre o Projeto Criança Cidadã
O Projeto Criança Cidadã, que tem a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve oficinas socioeducativas no contraturno escolar para 240 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, moradores na cidade de Esteio e no bairro Guajuviras, em Canoas. O Projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Esteio e da comunidade.
16 de Outubro de 2024