Em 19 de julho, o Centro de Formação promoveu mais um encontro especial com as famílias dos educandos do Projeto Criança Cidadã. Desta vez, o tema central foi uma data marcante: os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — uma conquista histórica que transformou a maneira como o Brasil olha para suas crianças e adolescentes.
Durante o encontro, pais e responsáveis puderam assistir aos vídeos com as gravações das crianças cantando uma música especialmente preparada para homenagear o ECA e celebrar o direito de ser criança. “O ECA nos lembra diariamente que cada criança e adolescente precisa ser ouvido, acompanhado e valorizado. Juntos, família e Serviço de Convivência e
Fortalecimento de Vínculos (SCFV), seguimos construindo caminhos de respeito e oportunidades para que cresçam com dignidade”, destacou Ana Carolina Cavalheiro, assistente social e educadora da oficina de Cidadania e Direitos Humanos.
Esses encontros mensais com as famílias têm o propósito de criar um espaço aberto de diálogo e escuta, onde é possível compartilhar experiências e refletir sobre os desafios e alegrias do dia a dia. E este encontro teve um sabor especial: celebrar o ECA, criado em 13 de julho de 1990, e relembrar seus pilares fundamentais — o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à convivência familiar e comunitária, à proteção contra a violência e à participação nas decisões que os envolvem.
Mais do que uma data, os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente reforçam um compromisso coletivo: garantir que cada menina e cada menino tenham voz, vez e um futuro de dignidade e oportunidades.
O Projeto Criança Cidadã, que é realizado em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Esteio e da comunidade.
20 de Julho de 2025