O dia 22 de maio foi especial para todos do Projeto Criança Cidadã. Esta foi a data do retorno das atividades do projeto na sede do Centro de Formação Teresa Verzeri, em Esteio. A parada forçada de cerca de três semanas foi ocasionada pelos eventos climáticos que assolaram centenas de cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Esteio e Canoas, municípios que contam com a presença do Criança Cidadã.
A recepção aos educandos foi calorosa e com muitos abraços, reforçando o Dia do Abraço, comemorado neste dia, e, principalmente, o acolhimento que é uma das marcas na rotina do CFTV. Após este primeiro contato entre todos, foi realizado a acolhida com as boas-vindas e um momento de espiritualidade, dirigido pela Irmã Élida Braga
“Quando nós caminhamos abraçados, juntos, um pensando no outro, a gente fecha a porta do mal. O mal não entra. Somos irmãos. Vocês sabem da história do Rio Grande do Sul nesses últimos dias, sabem o quanto o povo se abraçou. Se nós não estivéssemos abraçados pelo povo do Brasil e até de fora do Brasil, mais da metade das pessoas que se salvaram, não teriam sido salvas.”, explicou a Irmã, sobre a importância da solidariedade e do carinho.
Além dos benefícios que já fazem parte do Criança Cidadã, como o deslocamento de ônibus, lanche e almoço, as crianças e adolescentes ainda receberam, neste primeiro dia da retomada, um casaco de moletom, peça de vestuário prevista no projeto para enfrentar o inverno local.
As oficinas socioeducativas do Criança Cidadã ocorrem em sua sede, no município de Esteio, e em mais três entidades parceiras: EMEB Alberto Pasqualini e EMEB Dulce Moraes, em Esteio, e na Redipasc/Guajuviras, em Canoas.
Assim como ocorreu a parada obrigatória no Centro de Formação, os núcleos descentralizados do Criança Cidadã também sofreram paradas obrigatórias com diferentes impactos da chuva: a EMEB Alberto Pasqualini foi alagada em duas ocasiões e a EMEB Dulce Moraes serviu de abrigo para famílias desabrigadas. Já o núcleo na Redipasc foi impactado indiretamente, pois a enchente atingiu quatro casas-lares e a sua sede em Canoas, e, também, a maioria das casas dos funcionários que trabalham nos respectivos lugares.
Dos três núcleos do Criança Cidadã, até o dia 27 de maio, somente a EMEB Dulce de Moraes, localizada em Esteio, retornou com a rotina escolar.
O Projeto Criança Cidadã, que é executado pelo Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, unidade de Assistência Social da Rede Verzeri, conta com a parceria da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, além do apoio da Prefeitura Municipal de Esteio e da comunidade.