A convite do Centro de Convivência do Idoso Neuza Brum, em Esteio, um grupo de educandos da oficina de Dança do Projeto Criança Cidadã, realizou, no dia 24 de abril, o Teatro Musical 'Pindorama e o Canto das Três Raças', uma apresentação em alusão ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, que ocorreu em 19 de abril.
O espetáculo, que apresenta o encontro dos povos originários desta terra com os primeiros migrantes, sob o roteiro da professora Maria Inês Pacheco, foi declamado e coreografado pela educadora social Paula Barbosa, e contou com a participação especial do também educador social Lucas Andrey. Ambos os educadores são responsáveis pela oficina de Dança no Criança Cidadã. A música apresentada, Canto das Três Raças, é interpretada pela cantora Clara Nunes.
A receptividade foi muito marcante. As crianças se soltaram na apresentação, representando um pouco a história da origem dos povos do Brasil. Os idosos acompanharam atentos a dança e vibraram com a energia dos pequenos.
“Acreditamos que este encontro fortalece os vínculos e é muito importante, é essencial para o serviço, tanto para os idosos, quanto para as crianças que vieram para a apresentação. Este tipo de contato entre os idosos e as crianças faz parte dos eixos norteadores do serviço de convivência, com a questão do fortalecimento dos vínculos, tanto familiares como comunitários. É uma experiência intergeracional”, definiu Lilian Chitolina, educadora social e supervisora do Centro de Convivência do Idoso Neuza Brum.
O Projeto Criança Cidadã, que é realizado em parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, é executado pelo Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, unidade de Assistência Social da Rede Verzeri, e em mais três entidades parceiras: EMEB Alberto Pasqualini e EMEB Dulce Moraes, em Esteio, e na Redipasc/Guajuviras, em Canoas. Além da Petrobras, o projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal de Esteio e da comunidade.
24 de Abril de 2024