Os educandos do Projeto Criança Cidadã visitaram, no dia 16 de agosto a Aldeia Anhetenguáb - Comunidade Mbyá Guarani, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, zona leste da capital gaúcha. A Ação marcou o Dia Internacional dos Povos Indígenas, que tem como data especial o dia 9 de agosto. A visitação teve como objetivo promover novos conceitos em relação à realidade em que o indígena vive na sociedade contemporânea: seus desafios, lutas e conquistas na preservação de sua cultura.
Esta visita foi muito especial para os educandos e os educadores do Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio (CFTV-Esteio), e, também, para os indígenas que moram na aldeia e que receberam a turma com muita alegria. “Acho fundamental fazer trabalhos com alunos, com diversas escolas que recebemos aqui. Para nós é uma alegria receber pessoas, apresentar nossos costumes, fazer vivência com os alunos, acho que é uma troca de experiência, são dois mundos diferentes, energias diferentes. A gente luta para manter a nossa vida, nosso costume e tradição”, explica o cacique e professor da aldeia, José Cirilo Pires Morinico.
“Conhecer a realidade de uma cultura diferente e fazer esta troca. Trazer para os locais, um pouco do nosso mundo, aqui para a aldeia. Desmistificar que o indígena não usa roupas comuns, celular e não conhece a chamada “vida do homem branco”, coisas que aprendemos na escola”, destaca Vera Bueno, educadora da Oficina de Cidadania e Direitos Humanos, ao explicar a importância desta visita e que este evento serviu para finalizar a série de estudos e reflexões sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas.
A Oficina de Cidadania e Direitos Humanos, que é oferecida no Projeto Criança Cidadã visa informar, conhecer, refletir e debater, junto aos adolescentes atendidos pelo projeto, sobre temáticas relativas aos Direitos Humanos e sua aplicabilidade no cotidiano da sociedade, dando oportunidade para se tornarem sensíveis e atentos à temática.
Sobre a Aldeia Anhetenguáb - Comunidade Mbyá
A aldeia tem 40 anos, possui 25 hectares e está localizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. No espaço vivem 47 famílias e ao todo existem 200 crianças. A economia é baseada em artesanatos dos costumes guaranis, e apesar de viver perto da cidade, os indígenas mantem a língua materna, tupy-guarani. Se comunicam em português somente quando recebem convidados ou se vão em algum lugar fora da aldeia.
Sobre o Projeto Criança Cidadã
O Projeto Criança Cidadã, executado pelo Centro de Formação Teresa Verzeri – CFTV-Esteio, Unidade Social da Rede Verzeri, em parceria com o Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve oficinas socioeducativas no contraturno escolar para 240 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, moradores na cidade de Esteio e no bairro Guajuviras, em Canoas.
Saiba mais sobre o Criança Cidadã acessando as redes sociais: @projetocriancacidadaesteio
16 de Agosto de 2023