Mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, estes são os tópicos que fizeram parte do objetivo da Campanha Faça Bonito, ação desenvolvida no mês de maio através de diversas oficinas do Projeto Criança Cidadã.
A Oficina de Cidadania e Direitos Humanos promoveu uma roda de conversa sobre o tema a fim de divulgar a Campanha Faça Bonito, e abordar os questionamentos: o que os adolescentes pensam a respeito? Como identificar um abuso? Como se proteger de um abuso na internet? O que fazer se for vítima de abuso? Como ajudar quem está sofrendo um abuso? Na mesma ocasião, foi divulgado o canal específico para denúncias, o Disque 100, quando a educadora efetuou uma ligação, no viva voz, para explicar como funciona a ação. Após, houve a confecção de painel com desenhos e informações sobre a Campanha Faça Bonito.
Na Oficina de Educação Ambiental, os educandos trabalharam o significado do símbolo da Campanha Faça Bonito, que é a Flor Amarela. Dentre as reflexões realizadas, foi proposto a confecção de uma flor utilizando materiais recicláveis e alternativos, como CD’s e TNT. Após a confecção das flores as crianças e adolescentes as colocaram pelo pátio do CFTV-Esteio para chamar a atenção das pessoas sobre a data.
As Oficinas de Recreação e Dança realizaram uma atividade envolvendo a música Nisso e Naquilo. A letra trata sobre as partes do corpo que não podem ser tocadas por outras pessoas sem a permissão das crianças e adolescentes. A Oficina Brinquedoteca fez uma contação de histórias com palitoches com o livro: Pipo e Fifi, de Caroline Arcari, que trata, de forma lúdica, da prevenção da violência sexual na infância.
A Oficina de Jogos Colaborativos apresentou aos educandos duas poesias que descreviam a violência e dor vividas pelas crianças e adolescentes, sendo elas Inocência Roubada, de Talitha Antunes, e Infância Breve, de Valderi Junior. Os educandos realizaram reflexões sobre o conteúdo das poesias e uma produção teatral.
Fechando essas ações que foram trabalhadas no mês dedicado ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foram realizadas apresentações, no dia 31 de maio, no pátio do CFTV-Esteio, para os colaboradores e educandos. Os educandos envolveram-se em todas as atividades, desde o convite aos colaboradores, que foram entregues em mãos por eles mesmos, até a decoração do palco onde as apresentações ocorreram.
Sobre o Projeto Criança Cidadã
O Projeto Criança Cidadã, executado pelo Centro de Formação Teresa Verzeri – CFTV-Esteio, Unidade Social da Rede Verzeri, em parceria com o Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve oficinas socioeducativas no contraturno escolar para 240 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, moradores na cidade de Esteio e no bairro Guajuviras, em Canoas.
31 de Maio de 2023