O lançamento Criança Cidadã, ocorrido na manhã do dia 27 de maio, no Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, foi repleto de alegria e emoção. O evento, que marcou o início da segunda edição do projeto, que conta com a parceria da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, teve a participação dos educandos e de suas famílias, presidência e lideranças da Rede Verzeri, autoridades municipais, representante da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), parceiros, colaboradores, voluntários e comunidade em geral.
A celebração foi conduzida por Erick Douglas, educando de 13 anos que tem uma longa vivência no Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio (CFTV-Esteio), sede onde é desenvolvido o Criança Cidadã. Frequentando o contraturno no local desde os 7 anos, o empoderamento e a desinibição como mestre de cerimônias, segundo Erick, são frutos das oficinas socioeducativas que tanto frequentou.
Para dar as boas-vindas, a Irmã Élida Braga dos Santos, responsável pela Espiritualidade do CFTV-Esteio, guiou a todos com a mesma cantoria que recebe diariamente os educandos e, após, conduziu o momento de oração. Na sequência, a diretora social Elise Wolff Muller fez seu pronunciamento, destacando a presença de todos, apresentando um breve histórico do Centro de Formação e do Criança Cidadã e agradecendo as parcerias com os núcleos onde o Projeto também está presente, em Esteio e Canoas. Elise comentou sobre a visita à Refap, ocorrida no dia anterior, onde o grupo SomNaLata se apresentou para o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e demais lideranças, demonstrando na prática o trabalho viabilizado através do investimento social da estatal.
Destacando o investimento realizado pela Petrobras nas duas edições do Criança Cidadã, Elise apresentou o resultado do estudo técnico de análise custo-benefício do IDIS – Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social, onde mostrou que, na edição de 2019 a 2021, para cada R$1,00 investido no Projeto foram gerados R$ 2,22 em benefícios sociais, “o que implica em mais do que dobrar o valor inicialmente investido, sendo, que o retorno social provavelmente seria ainda maior, se o projeto tivesse seguido seu curso normal, pois precisou ser ressignificado devido ao período da pandemia. O Projeto atual conta com um investimento da Petrobras de 2 milhões e 400 mil reais, e temos certeza de que reeditaremos essa performance e chegaremos num impacto social ainda maior”, afirmou a diretora. Fechando sua fala, Elise convidou a todos para uma leitura em conjunto do Artigo 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente, na perspectiva da corresponsabilidade dos presentes para com a garantia de direitos da população infanto-juvenil. Após, apresentou o vídeo institucional do Projeto.
Em seu pronunciamento, a presidente da Rede Verzeri Irmã Rozangela de Souza Donini afirmou que “quanto mais a gente agradece, mais retorno temos. A gratidão ela deve ser cotidiana, no nosso viver. E olha tudo o que vimos, tudo que ouvimos, tudo o que vivenciou a equipe de formação na pessoa da diretora Elise. Ela e toda sua equipe estão de parabéns. A energia é contagiante, a energia é emocionante”. Irmã Rozangela concluiu sua fala mandando um recado aos educadores: “quero deixar um pensamento da Santa Teresa Verzeri que diz: cede todo o coração e todo o cuidado para as crianças e adolescentes que têm todo o direito de esperar de vocês uma boa formação”.
Após falar sobre a importância do investimento da estatal no Projeto e demonstrar seu contentamento com os resultados, o gerente geral da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) -Petrobras, Gerson Cesar Souza, comentou sobre sua trajetória e destacou a importância do estudo na vida de cada um. Ele aconselhou os educandos a partir de três situações: “primeiro: aprendam com os professores de vocês. Segundo: estudar, estudar e estudar, esta é a única solução para a gente; e terceiro: persistência. Muitas vezes vocês vão ouvir que não dá, que não foi, mas continuem, lutem, não desistam ... isso vai fazer a diferença na vida de vocês. Persistam, participem. A vida de vocês vai ser um sucesso, se fizerem isso”, concluiu.
Apresentações ao longo do lançamento
Antes das falas das autoridades e após a exibição do vídeo institucional, ocorreu a demonstração de duas das oficinas que são realizadas pelo Projeto Criança Cidadã: música e dança.
O grupo de percussão SomNaLata se apresentou com o mascote Latonildo, trazendo alegria e diversão ao público e aos educandos. Na sequência, dois grupos de educandos realizaram apresentações de dança, fazendo referência à palavra felicidade, resultado de citações dos educandos quando questionados sobre o que sentem ao virem para o "Teresa".
Sobre o Projeto Criança Cidadã
O Projeto Criança Cidadã teve sua primeira edição executada de 2019 a 2021, também em parceria com a Petrobras. Atualmente, em sua segunda edição, que será realizada até 2025, tem o objetivo de atender a 240 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, através de oficinas socioeducativas ofertadas no contraturno escolar, além dos integrantes que compõem o universo familiar dos educandos atendidos.
As crianças e os adolescentes do Criança Cidadã têm à disposição oficinas socioeducativas de Cidadania e Direitos Humanos, Skate, Jogos Colaborativos, Recreação, Brinquedoteca, Dança, SomNaLata, Música, Educação Ambiental e Esporte e Lazer.
Além das oficinas, na rotina das atividades, são oferecidas refeições a fim de promover hábitos de vida saudável com alimentação balanceada supervisionada por nutricionista, na perspectiva da segurança alimentar. O Projeto também realiza atendimento psicológico, assistencial, pedagógico e nutricional em grupo e em individual para prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos e a saúde mental de educandos e familiares. Também é garantido, aos participantes do Criança Cidadã, o transporte de ida e volta, de suas casas e escolas ao Centro de Formação.