NOSSO TRABALHO

Serviço Este serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI. O SCFV possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, na prevenção de ocorrência de situações de risco e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a partir de seu ciclo de vida. É ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

Atividades O trabalho é desenvolvido através de atividades socioeducativas/ oficinas, como: apoio pedagógico, música, dança, educação ambiental, esporte, SomNaLata (percussão com materiais alternativos). Tem-se o acompanhamento de equipe técnica composta por assistente social, pedagoga, psicóloga e nutricionista. Na perspectiva da segurança alimentar e nutricional são ofertadas diariamente duas refeições por turno: café da manhã e almoço/ almoço e café da tarde. O cardápio é elaborado com o objetivo de proporcionar uma alimentação de qualidade e fonte de nutrientes que a criança e/ ou adolescente precise para se desenvolver de forma saudável. Considera-se que este é um serviço primordial, em muitos casos, sendo as únicas refeições no dia para os educandos.

Responsabilidade Ressalta-se a referência e pioneirismo na credibilidade e transparência do trabalho socioassistencial realizado na organização da sociedade civil. É comprovada a estrutura física, humana e de materiais (equipamentos e insumos) adequadas e qualificadas para o atendimento dos usuários do SCFV. Um ambiente acolhedor contribui para o bem-estar dos usuários, estimula a sua permanência no local e também favorece o desenvolvimento do sentimento de pertença.

Oficinas Lúdicas Pedagógicas

Apoio pedagógico: São momentos diários que objetiva construir habilidades e competências que possibilitem avanços no processo de aprendizagem para além da leitura e escrita escolar.

Letramento e Leitura: Promove o incentivo à leitura através de estratégias que possibilitem a superação das dificuldades que os educandos apresentam ao ler e escrever

Educação ambiental: É desenvolvida através de atividades teóricas e práticas que propiciam o conhecimento e a reflexão sobre o meio ambiente, visando a conscientização dos educandos e despertando neles atitudes que assegurem a preservação ambiental.

Oficinas Culturais

SomnaLata: Oportuniza o acesso a arte e a cultura por meio da formação de um grupo de percussão, a partir da confecção de instrumentos com material reciclável, e das apresentações.

Dança: Promove a dança enquanto ferramenta de expressão corporal com vistas ao desenvolvimento do protagonismo das crianças e jovens atendidos.

Música: Propicia uma aproximação ao universo musical, estimulando o aprendizado através de jogos e brincadeiras musicais, desenvolvendo a coordenação motora, a desenvoltura e o aprimoramento dos sentidos.

Oficinas Esportivas

Esporte: contemplam momentos de incentivo às práticas de atividades físicas e lazer, utilizando o esporte como instrumento de inserção social e resgate de cidadania.

Brechó Solidário

Brechó solidário: Visando a sustentabilidade, o Centro de Formação conta com o seu “Brechó Solidário”, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min. Aos sábados, uma vez por mês, é realizado o “Feirão Solidário”, momento em que os valores das peças ficam ainda mais atrativos. A unidade recebe doações de vestuário, calçados, acessórios, brinquedos, roupas de cama e banho, utensílios domésticos, entre outros. Todas as doações são devidamente registradas e passam por triagem, para definição se comporão o Brechó ou doadas às famílias dos educandos.

Atendimento Biopsicopedagogicosocial

Servi�o pedag�gico

Realiza atendimento aos educandos e suas fam�lias, sempre que solicitado ou quando a surgem situa��es que demandam aten��o espec�fica. Trabalha de forma integrada com as escolas regulares.

Servi�o social

Realiza acolhimento e orienta��o social de educandos e fam�lias; realiza encaminhamentos, quando necess�rio, fazendo a media��o com a rede de prote��o social; realiza visitas domiciliares e os encontros das fam�lias.

Psicologia

Realiza um trabalho preventivo de promo��o e qualidade de vida e sa�de mental, de forma coletiva e individual. O atendimento coletivo � realizado atrav�s de grupos com educandos, que visam o debate e a reflex�o sobre termas pertinentes � fase do desenvolvimento que eles se encontram e � realidade social em que est�o inseridos. O atendimento individual � realizado com educandos e/ou fam�lias, conforme necessidade.

Nutri��o

Planeja os card�pios que s�o oferecidos pela institui��o, gerenciando sua produ��o e promovendo a reeduca��o alimentar atrav�s de refei��es equilibradas. Realiza momentos de forma��o sobre alimenta��o saud�vel e avalia��o nutricional dos educandos.

Atividades oferecidas às famílias das crianças e adolescentes atendidos, com objetivo de fortalecer laços

Encontro da Famíla

Encontros de informação, orientação ou de reflexão sobre temas de interesse das famílias, sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários. Tais encontros são de responsabilidade da Equipe Técnica.

Atendimento Individual

Atendimento de um ou mais profissionais da Equipe Técnica às famílias, conforme necessidade, visando assegurar a proteção social básica dos educandos.


Transporte

Para garantir a presença dos educandos no Centro de Formação Tereza Verzeri - Esteio oferecemos um ônibus que faz o translado residência/escola/CFTV.
Um educador faz o acompanhamento dos educandos nesse trajeto dentro do ônibus.

Alimentação

Os educandos recebem alimentação no período em que estão no Centro de Formação Teresa Verzeri - Esteio. Servimos café da manhã, almoço e lanche da tarde.

CONTATO

Entre em contato conosco

Endereço:

Rua S�o Luiz, 240 Parque Amador Esteio - RS CEP: 93280-460


Contato:

51 3458.3281 | 3460.4197
[email protected]